sexta-feira, outubro 22, 2010

"A arte de produzir fome: a cabeça não pensa aquilo que o coração não pede."

"Adélia Prado me ensina pedagogia. Diz ela: Não quero faca nem queijo; quero é fome. O comer não começa com o queijo. O comer começa na fome de comer queijo. Se não tenho fome é inútil ter queijo. Mas se tenho fome de queijo e não tenho queijo, eu dou um jeito de arranjar um queijo..." (Rubem Alves).


Procuro carregar poucas certezas e tenho atração pelas perguntas.
As certezas que carrego dificilmente são abaladas porque as construo sobre bases sólidas, mas nada é imutável.

Dito isso:

Véspera de feriado... Caminhava despreocupada e decidi entrar na livraria. Imediatamente avistei uma placa com os dizeres: “Livros em promoção”. O anúncio da placa da livraria equivale à sensação que muitas mulheres têm quando encontram a propaganda: “Roupas com 80% de desconto”.
Em suma, saí da livraria coberta de sacolas.
No dia seguinte, veio o velho e conhecido sentimento de culpa – "Vou demorar uma década para ler os livros! Por que não comprei somente quatro ou cinco? Refleti.
Selecionei alguns livros e entre os selecionados escolhi: “Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado.”
No final da tarde já tinha terminado a leitura.

Já experimentaram a sensação de olhar para os lados e não reconhecerem os objetos em seu em torno? Objetos, que compõem seu próprio quarto?
Já sentiram um impulso incontrolável e desesperador de gritar ao notarem que o mundo gira em uma velocidade que você não acompanha?
Eu senti tudo isso! Mas não pensem que as palavras faltaram... Imediatamente uma resposta às sensações surgiu (ação e reação):
- "Mundo, para de girar porque eu preciso descer!" - Não tenho dúvidas que essa frase é cômica, no entanto, uma resposta mais que apropriada, considerando o contexto.

Obstinada, abri o livro novamente na tentativa de culpabilizar alguém pelo momento de desequilíbrio e incerteza no qual fui exposta.
Lá estava a causadora da desordem que organiza... Sorridente e provocante: Ana Beatriz.

- "Ótimo! Para alguém com poucas certezas, uma a menos não faz diferença" - Em pensamento reivindicava.
- "Ops! Calma! Menos histeria... Algumas páginas não abalarão suas 'certezas'! Recomponha-se imediatamente!" - A voz imperativa da razão argumentava.
E comecei a teorizar minha emoção - "Tenho tudo sob controle! Estou em conflito cognitivo... Antigos esquemas entraram em desequilíbrio e vivo o processo de assimilação. Daqui a pouco 'isso tudo' acomoda e estarei adaptada: equilibração majorante!" – Eh... Fácil explicar, difícil vivenciar!
Praticamente fazia uma "oração" para o "santo" Piaget.
Naquela altura, invocava todos os eufemismos para negar a existência do lobo em pele de cordeiro, personagem há tempos esquecido.

Meu monólogo mental não durou muito... O suficiente para admitir duas verdades: primeira, tinha uma certeza a menos. Segunda, tinha centenas de perguntas a mais.
Nunca fui boa em matemática, mas calculando perdas e ganhos, sou grata pelo resultado final: provocaram em mim a fome pelo saber.

 
Indubitavelmente, o livro "Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado" é inquietante!
Ele é um convite à reflexão!

Se você, assim como eu, admira pessoas que conseguem provocar dúvidas. Ou seja, gosto de quem atiça, abala, excita, espicaça, estimula, instiga, aviva o desejo de buscar respostas, recomendo a leitura de "Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado".
Agradeço a autora, Ana Beatriz Barbosa Silva, por despertar essa profusão de emoções!

A escrita foi a responsável por todo esse interesse desinquieto que acabo de relatar, mas foi a conduta profissional  e, principalmente, humana da escritora (que fica evidente no livro) que fez/faz meu "coração pedir e a cabeça pensar".

Danielle Faria.

O título do relato não foi criado por mim. É de Rubem Alves. Detalhes em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u146.shtml
INFORMAÇÕES: Ana Beatriz é psiquiatra e escritora. Autora de sete livros que recomendo: 
Bullying: mentes perigosas nas escolas.
Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado.
Mentes Inquietas:TDAH-desatenção,hiperatividade e impulsividade.
Mentes & Manias.
Mentes com Medo: da compreensão à superação.
Mentes Insaciáveis: anorexia, bulimia e compulsão alimentar
Sorria, você está sendo filmado  (em parceria com o publicitário Eduardo Mello).
Para mais informações acesse o site: http://www.medicinadocomportamento.com.br
Twitter: @anabeatrizpsi e @mcomport

2 comentários:

  1. Excelente texto pra variar. Também senti isso e uma certa maneira... talvez não tão intenso. Acho que você deveria dividi-lo com a Ana Beatriz... ela vai adorar!

    ResponderExcluir
  2. Você é sempre generoso nas suas considerações... Obrigada!
    O que a leitura provocou foi de fato intenso.
    Mandei o link para Ana... Ainda não sei se leu.
    Abraços!

    ResponderExcluir